Curso de Cavaquinho Completo Aprenda Cavaquinho sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Cavaquinho Para você dar os seus primeiros passos no cavaco.

As notas no braço do cavaco - Guia do Iniciante - Aula 3

As notas no braço do cavaco - Guia do Iniciante - Aula 3

Dessa vez vamos falar das notas musicais e os acidentes como sustenido e bemol no braço do cavaquinho.

As notas no braço do cavaco

Muita atenção a aula de hoje, pois ela será a base da casa.

Para entendermos quais as notas musicais vamos começar imaginando uma escada onde você tem as notas: dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó.

Muito bem só que tem um erro aqui e que precisamos consertar urgentemente.

As notas no braço do cavaquinho:

As notas musicais não são apenas dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó. Na realidade essas são as notas naturais além delas nós temos os acidentes que são: o sustenido e o bemol.

Vamos começar pelo sustenido, as notas musicais são: dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó. Entre essas notas nós temos os sustenidos menos nas notas mi e si.

As notas no braço do cavaco

Veja agora que a nossa escada ficou muito maior e que o sustenido foi sempre subindo mas nas notas mi e si não temos esse acidente.

Então posso afirmar que não existe o mi e o si sustenido? A reposta é sim e não. Na prática elas não existem, mas numa partitura elas podem aparecer, e se for o caso mi# é igual a fá e si# sustenido é igual a dó.

Agora vamos falar do outro acidente que é o bemol. Vamos imaginar agora que estamos descendo a escada e as notas seriam: dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, do. Entre cada uma dessas notas teremos o bemol menos nas notas dó e fá.

As notas no braço do cavaco

Eu vou falar as notas no sentido contrário ou seja descendo.

Perceba que na prática o sustenido e o bemol representam a mesma nota no instrumento, por isso chamamos isso de enarmonia. Veja:

As notas no braço do cavaco

Agora chegou a hora de colocarmos em prática o que aprendemos em nosso instrumento, para isso precisamos saber o nome das cordas do cavaquinho, contadas de baixo para cima.

1º  - ré

2º  - si

3º - sol

4º  - ré

Agora que sabemos que a primeira corda solta se chama ré, sabemos que na primeira casa da primeira corda teremos a próxima nota que será o ré#.

As notas no braço do cavaco

Agora já sabemos como localizar todas as notas no braço do instrumento. Conheça nossas vídeo-aulas para desenvolver melhor o seu aprendizado e de forma passo a passo com método. Na próxima aula o nosso assunto será a escala maior.

Abaixo as nossas vídeo-aulas do Guia do Iniciante de Cavaquinho pra você começar a tocar:

  1. Aula 1
  2. Aula 2
  3. Aula 3
  4. Aula 4
  5. Aula 5
  6. Aula 6
  7. Aula 7
  8. Aula 8
  9. Aula 9
  10. Aula 10

Para você continuar aprendendo a tocar assista as 13 aulas de cavaquinho iniciante pra você na ordem correta.

Para assistir as aulas de Cavaco e obter um bom resultado, baixe a apostila gratuitamente no link abaixo:

>>>BAIXAR APOSTILA<<<

Que tal conhecer o conteúdo de nosso curso completo de Cavaquinho? Aprenda a tocar de forma simples e didática:

https://primeirosacordes.com.br/lojavirtualdeacordes/cavaquinho/cursoadistanciacavaco

Tempo de duração: Mais de 23 horas, duração do acesso online: pelo tempo que desejar

Módulo iniciante 1 e 2:

Prática: Acordes maiores, acordes, menores, acordes dominantes, batida samba, batida pagode, batida com swing, notas no braço do cavaquinho, escala maior, escala menor, sequência básica maior, sequência básica menor, todas aulas com canções de exemplo,

Teórica: notas naturais e acidentes, formação de escala maior, formação de escala menor, intervalos musicais, formação de acordes, campo harmônico maior, campo harmônico menor, exercícios de divisão rítmica, exercícios de fixação.

Módulo Iniciante 3: ritmos e batidas

Pratica: Samba, Partido alto, Pagode, Axé, Afoxé, Swingueira, SambaRock, Samba enredo, Samba canção, 8 convenções rítmicas, todas aulas com canções de exemplo.

Módulo intermediário:

Prática – aplicação de Acordes dissonantes - Sequências harmônicas - Clichês harmônicos- Como utilizar a técnica de inclusão de notas em um acorde

 -Como utilizar um acorde substituto - Batida de chorinho - Batida de axé - Batida de swing - Batida de afoxé - Batida de Samba Enredo

Teórica: Acordes dissonantes, inclusão de notas em um acorde, acorde substituto

Módulo AvançadoSolos de Cavaquinho
Prática – Técnica geral, ligados, tremôlo, trinado, harmônicos,  Padrões de escala - Padrões melódicos - Arpejos, Cromatismo - Intervalos de terça - Frases para acordes maiores, menores e com sétima.