Curso de Cavaquinho Completo Aprenda Cavaquinho sem sair de casa, no horário que desejar. Comece Agora

Ebook Grátis Cavaquinho Para você dar os seus primeiros passos no cavaco. Baixar Agora

Como melhorar a troca de acordes

Muitos alunos sentem muita dificuldade no início com a troca dos acordes. Bom os problemas podem ser os mais diversos, por isso vamos listar alguns aqui e tentar buscar exercícios pra solucionar essas dificuldades. Mas é muito importante que o aluno tenha em mente que além dos exercícios é necessário muito treino e por isso deve-se tocar no mínimo uns 30 minutos todos os dias , principalmente nesse começo.

A primeira coisa a se observar é o posicionamento da mão esquerda, além disso, procure não fazer força excessiva quando for trocar de acorde. Na hora da troca é necessário que você alivie a tensão da mão.

Exercício 1 -

A proposta desse exercício é que o aluno nunca pare o ritmo da mão direita mesmo quando o acorde não está montado. É necessário que o aluno adquira independência das mãos. Pra executar o exercício toque duas palhetadas alternadas com o acorde preso e duas palhetadas alternadas com o acordes solto e logo em seguida mude de acorde. Usaremos como exemplo os acordes do quadradinho de D:

D / B7 / Em / A7 /

quadrado de d

contagem 1 2

Exercício 2

A proposta desse exercício é que o aluno consiga melhorar a qualidade do som de seu acorde fazendo com que você consiga posicionar o dedo de uma forma que não encoste na corda de baixo.

Deve-se dar uma palhetada na segunda corda presa na primeira casa com o dedo 1 e depois toca-se a 1ª corda solta.

Depois mantendo o dedo 1 preso, toca-se a segunda corda, segunda casa com o dedo 2, e em seguida novamente a primeira corda solta. A tablatura abaixo mostra exatamente o que deve ser feito e assista o vídeo pra ver como ser executado.

ex motor

Exercício 3

A proposta desse exercício é que o aluno consiga melhorar a qualidade do som de seu acorde.

Pra executar esse exercício nós usaremos o quadradinho de D. Você tocará corda por corda do acorde dentro ritmo proposto no vídeo. Nós subdividimos o ritmo da seguinte forma:

contagem 1 2 3 4

Você deve tocar os acordes como na figura abaixo:

ex dedilhado

Os tempos 3 e 4 não devem ser tocados mas devem ser contados. Não tenha pressa faça o exercício como no vídeo. Lembre-se isso não é aposta de fórmula 1 e sim um treino pra resolvermos certos problemas, a proposta do exercício não é que seja algo musical mas que você treine a sua mecânica.

cavaquinho

APRENDA CAVAQUINHO

CAVAQUINHO

 

Receba nossos artigos

 

 13 aulas de cavaquinho iniciante

6 aulas de exercícios de cavaco

 6 aulas de batidas de cavaco

3 aulas para tocar cavaco de ouvido

 4 aulas de cavaquinho solo

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física