Curso de Contrabaixo Completo Aprenda Contrabaixo sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Contrabaixo Para você dar os seus primeiros passos no Groove.

Campo harmônico maior no contrabaixo - Aula 9 (Guia do iniciante)

Nessa aula vamos aprender como formar o campo harmônico e pra que serve.

Como já vimos em outras aulas tudo o que é formado tem uma relação direta com a escala, o campo harmônico não é diferente.

Para formarmos um campo harmônico maior, precisamos primeiramente montar a escala maior, tendo as notas da escala aplicamos a seguinte fórmula:

I IIm IIIm IV V7 VIm VIIº

Pegamos as notas da escala e aplicamos a fórmula, no caso da escala de sol os acordes serão:

G Am Bm C D7 Em F#º

Aqui usamos apenas acordes de tríades, acordes de 3 notas.

Mas o ideal é aprendermos o campo harmônico com acordes de tétrades, acordes com 4 ou mais notas, nesse caso a fórmula é a mesma apenas acrescentamos algumas notas aos acordes e a fórmula ficaria:

IM IIm7 IIIm7 IVM V7 VIm7 VIIm7(b5)

Na escala de sol os acordes seriam:

G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)

Mas para que serve um campo harmônico maior afinal?

O campo harmônico nos mostra quais os acordes tem uma relação com a escala, portanto, com a tonalidade. Numa tonalidade de G o acorde de G pertence à escala e o acorde de Gm não pertence.

Vamos imaginar que eu precise colocar acordes numa música, vou usar como exemplo a música “atirei o pau no gato”

G

Atirei o pau no gato to

Am D7 G

Mas o gato to, não morreu reu reu

C G

Dona Chica ca admirou-se se

Am D7 G

Do berro do berro que o gato deu

 

Veja que os acordes utilizados foram: G, C, D7, Am.

Todos esses acordes pertencem ao campo harmônico de G. Isso significa que eu tirei a música exatamente como ela é, não exatamente, mas com certeza eu cheguei bem perto por conhecer o campo harmônico.

Na próxima aula vamos falar de campo harmônico menor. Se você já chegou até aqui com certeza já está entendendo cada vez mais as relações dos acordes e escalas. Não seja egoísta compartilhe com os amigos e avise da próxima aula.

Receba nossos artigos

*
 

5 aulas de cifras no Baixo

5 aulas de exercícios no contrabaixo

13 aulas de contrabaixo iniciante

4 dicas para tocar reggae

2 aulas de groove no contrabaixo

4 dicas para aprimorar a sua técnica

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física