Curso de Viola Caipira Completo  Aprenda Viola Caipira sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Viola Caipira  Para você dar os seus primeiros passos na danada. 

Como Comprar uma Viola Caipira

A primeira coisa a fazer é definir o valor que você vai querer gastar para a compra de sua viola. Para quem está começando aconselho um instrumento intermediário que deve custar entre 400 a 1000 reais.Se não houver dinheiro para tanto compre uma viola mais barata mas observe as dicas abaixo:

1- Quando for comprar sua primeira Viola leve alguém que já conheça um pouco sobre instrumentos.

2- Comece testando o braço de sua Viola. Prenda a 6ª corda no 1º traste e ao mesmo tempo prenda o 12º traste. Observe se a distância da corda até o braço está mais ou menos por igual. Depois olhe o braço como se estivesse mirando um alvo. Se o braço estiver envergado pra frente ou pra trás é que o braço está com problemas.

3- Observe se o braço da Viola não é grosso demais isso dificulta uma boa pegada. Você deve se sentir confortável.

4- Depois veja que tipo de madeira é feito a Viola. Muitas Violas são fabricadas com o corpo em aglomerado ou compensado pela simples redução de custo do instrumento. Então fique atento, pois esses tipos de madeira não apresentam uma boa sonoridade.Antes de comprar sua primeira Viola Caipira, consulte também que tipo de madeiras que elas possuem. As mais comuns e melhores são Maple, Agathis, Spruce para o Tampo, Imbuia, Jacarandá… Desconfie do vendedor se ele não tiver a informação das madeiras e se no site que você estiver comprando não estiver nas descrições, a madeira que compõe a viola.

5- Veja se a distância das cordas até o braço não está muito alta. Lembre-se se estiver muito alta você poderá sentir um desconforto para tocar pois a força que você deverá fazer será muito maior. Medir a distância do 12° trasto até a corda solta. O ideal é que a medida seja de, mais ou menos, 4 milímetros. Se a distância for muito grande sua Viola vai ficar muito "dura" para tocar, depois de algum tempo afinada.

6- Passe o polegar e o indicador em toda a extensão das laterais da escala, verificando se o viola possui algumas rebarbas nos trastes.

7- O tampo e o fundo são confeccionados geralmente com duas peças. Verifique muito bem se existe uniformidade na sua confecção. Para observar se o tampo é maciço, uma dica: verifique na lateral da boca do instrumento se há continuação dos veios da madeira do tampo. Caso sejam observadas três camadas, o tampo é laminado (compensado).

8- Observe se as tarraxas estão bem fixadas. Não é muito difícil encontrar instrumentos nos quais faltem parafusos no mercado, então, para não ficar parecendo ter um “parafuso a menos na cabeça”, observe atentamente se em todas as partes, como tarraxas e, no caso de modelos eletroacústicos, pré-amp/equalizador e jack (quando este também for parafusado), não falta parafuso algum.

9- Passe as mãos em cima do tampo e observe se o mesmo está nivelado. Coloque a mão na parte interna da caixa, abaixo do mosaico da Viola e verifique se possui o reforço. Se não tiver, em pouco tempo, o tampo da sua Viola vai empenar abaixo da tala da escala.

10- Não compre a Viola porque você gostou da imagem dele tenha em mente que tipo de música você vai fazer. Não adianta nada você comprar uma Viola  pintada de preto se  você gosta de tocar Tião Carreiro. Você já viu o Tião Carreiro tocar com uma Viola preta?

Modelos

Existem 3 modelos de Viola mais conhecidos: Clássica, cinturada (cintura fina) e a Dinâmica.

viola classicaClássica - A diferença da viola clássica e cinturada é que a clássica tem uma distância maior entre os pares de cordas, e tem um formato de violão de adolescente.  Em geral a clássica valoriaza os sons médios

 

 

cinturadaCinturada -A cinturada é a tradicional, bem pequena, com o corpo um pouco maior apenas que o cavaquinho (um pouco mais alongado). A Viola cinturada dá mais volume aos agudos.

 

 

viola ressonadoraDinâmica ou Ressonadora – A Viola Ressonadora foi criada por Del Vechio nos anos 30 imitando o violão ressonador americano. Ela têm um sistema ressonador com cones, distribuindo a saída do som por várias bocas. Esse sistema reproduz um som amplificado, como se estivesse plugado.  Uma boa sugestão para quem procura um timbre diferenciado. Muito usado por repentistas .

Marcas

Rozzini – Acho que dentro do pequeno mercado de Violas Brasileiras criadas em fábrica a Rozzini é a que atende melhor o público na relação custo-benefício. Você encontra boas Violas com um preço acessível. Média de preço: entre 400,00 reais os modelos mais baratos até 2.000,00 reais.

Giannini – a Viola Giannini é uma tradição no mercado. Tem um bom custo benefício. Média de preço: 400,00 a 2.000,00 reas

Hofma – Não conheço as violas da marca Hofma, mas me parecem bem acabadas.

Strinberg – Mesma observação da anterior.

Kashima – Sinceramente acho uma porcaria.  Instrumento totalmente chinês, você já viu chinês tocar moda de viola?

Del Vecchio – A Del Vecchio não fabrica mais, mas quem tem uma viola Del Vechio costuma não querer se desfazer.

As violas feitas por Luthier são as mais caras, afinal você estará pagando pelo trabalho artesanal, pela garantia de qualidade e por um acabamento de primeira. Mas tome cuidado, nem todo o Luthier vai lhe dar isso, um dos problemas mais comuns em Viola é o Luthier não conseguir acertar a afinação da viola principalmente por não ser um expert, portanto procure um luthier que seja bem recomendado.

Elétrico ou acústico?

Não existe nenhuma diferença entre uma Viola acústica ou elétrica. Se a viola for feita de uma madeira ruim ela ser elétrica não vai resolver o problema. A única diferença entre a elétrica e a acústica é que a elétrica você pode plugar no amplificador. Portanto o importante é que a Viola elétrica tenha um bom sistema de captação. Hoje existem sistema de captação ativos com equalização de 4 e 5 bandas são os mais recomendados.

Outra coisa importante qualquer viola acústica pode ter instalado um sistema de captação posteriormente.

Receba nossos artigos

 

8 aulas de viola caipira iniciante

8 aulas de solos de viola

3 aulas para músicas de ouvido

3 segredos da Viola Caipira

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física