Curso de Contrabaixo Completo Aprenda Contrabaixo sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Contrabaixo Para você dar os seus primeiros passos no Groove.

Postura da mão direita no contrabaixo

Postura da mão direita no contrabaixo

Nesta aula de contrabaixo vamos aprender postura da mão direita no contrabaixo, para que você consiga tocar com tranquilidade.

Postura da mão direita no contrabaixo

Para quem está começando, sempre rola a dúvida do local onde irá tocar as cordas com a mão direita... Perto do braço? Perto da ponte? Então darei algumas dicas para entender um pouco mais na teoria a diferença delas.
Mas antes disso, menciono que o braço fica apoiado na curva superior do baixo, como pode-se conferir nas fotos do conteúdo da matéria. Assim o peso do braço fica depositado ali, deixando a mão livre para os movimentos.

Perto da ponte: é indicado para quem tem uma pegada mais pesada, já que ali, as cordas ficam mais tensionadas. Se explora mais os médios e agudos.

Postura da mão direita no contrabaixo

 Perto da Ponte

Perto do braço (posição onde eu toco): é um local mais delicado de se tocar, principalmente se a ação das cordas está baixa, pois é mais difícil de se tirar um som limpo, indicado para que toca com uma pegada mais leve. Se explora mais os médios e graves. 

 Postura da mão direita no contrabaixo

Perto do Braço

É claro que o que eu mencionei acima não é regra, a posição da mão direita, vai depender do gosto de timbre de cada baixista.

Em cima da Escala
Ainda tem uma terceira opção, que é tocar com a mão em cima da escala. Muito usado nos fretless, mas que vale também nos baixos com traste. Nessa posição, o som vem bem mais “gordo”, a grosso modo, simulando um baixo acústico. Muito interessante de se usar em Bossa Nova ou músicas que possuam notas bem longas e arrastadas.

postra
Em cima da Escala
OBS: Apesar das palavras acima, a melhor forma de entender a diferença entre as posições, é tocar para descobrir qual timbre se encaixa melhor com seu gosto.

Observamos também a posição do polegar.

(Fig 1) - Tocando a corda E ou B (no caso dos baixos com 5 ou mais cordas), o polegar fica apoiado nos captadores.
(Fig 2) - Tocando a corda A , o polegar fica apoiado na corda E.
(Fig 3) - Tocando a corda D, o polegar fica apoiado na corda A, e assim por diante.

O polegar fica apoiado na corda acima da que se está executando, isso para um melhor movimento da mão direita, dá mais segurança e conforto.
postira

Fonte: Davi Motta - Baixista.com.br

Abaixo as nossas aulas de contrabaixo iniciante para você começar a tocar:

>>>BAIXAR APOSTILA<<<

Para baixar a apostila gratuitamente clique no link acima e entre para nosso grupo do Telegram.

Quer conhecer nosso Curso completo de Contrabaixo?

Saiba Mais

Tempo de duração: Mais de 18:00 horas, duração do acesso online: pelo tempo que desejar

Contrabaixo iniciante:

Prática: Notas no braço do contrabaixo, Levada básica com quintas e oitavas, arpejos de acordes maiores, arpejos de acordes menores, arpejos de acordes dominantes,escala maior, escala menor, grooves básicos reggae, blues, soul, pop, todas aulas com canções de exemplo,

Teórica: notas naturais e acidentes, formação de escala maior, formação de escala menor,intervalos musicais, formação de acordes, campo harmônico maior, campo harmônico menor, exercícios de divisão rítmica, exercícios de fixação.

Contrabaixo intermediário:

Prática –Escala Pentatônica - Escala PentaBlues - Escala Maior/ menor, Padrões de Escala - Licks de escala - Utilização das escalas aprendidas,Walking Bass, Slap, Exercícios rítmicos - Exercícios melódicos, Licks de Slap - Como montar um groove usando o Slap, Harmônicos Naturais- Harmônicos Artificiais, Técnica do Tapping

Teórica:formação de escala pentatônica, formação de escala maior/menor,montagem de walking bass, divisão rítmica.

Módulo Treinamento Auditivo

São 4 módulos com mais de 80 exercícios com exemplos de áudio e vídeo e exercícios que se corrigem mostrando ao aluno onde ele está com dificuldades.