Hoje vamos aprender a criar uma linha de contrabaixo para uma Guarânia.
A melodia foi criada na na viola caipira. Conforme a melodia do tema principal foi surgindo, fui definindo a estrutura, que ficou baseada em Parte A, parte B, Parte A.
A parte A está em C# Dório, e a parte B em C# Frígio.
Harmonia
A estrutura harmônica ficou assim:
Parte A
C#m7 | F#7(11) | C#m7 | F#7(11) |
C#m7 | F#7(11) | E | B |
Como a Guarânia está em compasso ¾, eu devo criar minha linha de contrabaixo tendo em mente essa pulsação. Para que o groove do contrabaixo se ressalte em relação aos outros instrumentos, observe que a divisão rítmica foi sendo alterada em cada momento sem fixar um padrão definitivo. Basicamente toco as notas do acorde, usando bastante as notas mortas e notas do Modo C# Dório.
Parte B
D9 | D9 | A9 | A9 |
D9 | D9 | C#7/4 | C#7 | 2ª vez | E |
Na Parte B, uso no primeiro compasso uma passagem cromática e basicamente toco as notas dos acordes com algumas passagem do modo C# Frígio. Observe que no ritmo trabalho bastante com acentuações de contratempo.
Solos
O Solo da Viola Caipira foi executado nos acordes da Parte A. Para essa linha de contrabaixo trabalho muito com o contraste entre notas graves e agudos.
O Solo do Violão foi executado nos acordes da Parte B. Nessa linha de contrabaixo altero a acentuação rítmico em diversos momentos evitando um padrão fixo.