Curso de Guitarra Completo Aprenda Guitarra sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Guitarra Aprenda a tocar Blues na Guitarra.

Software de Efeitos parte 2

Por Bruno Thomaz


Saudações Terráqueos!

Dando continuidade à série de artigos sobre softwares de efeitos para guitarra, hoje como estou de bom humor, resolvi procurar algum software fora do “mainstream” para testar!

Gentlemen! Start Your Engines!!

Software > Multiware Guitar FX
Desenvolvedor > https://www.ultrawavestudios.co.uk/

Como falei acima, esse software é um pouco diferente da maioria dos softwares de efeitos para guitarras. O próprio nome (FX) já indica a real finalidade desse programa...

O Guitar FX não tem aqueles módulos de amplificadores, nem pedais bonitos e nem animações, ele é voltado mais para efeitos de modulação pesada (como sintetizadores e sons de teclado) que alteram drasticamente o som da nossa amiga de 6 cordas.

Logo de início eu já senti que teria “trabalho” com o software. A interface visual não é nada agradável. Aquele vermelho é ruim de ler! Risos... Senti-me mal por encanar com uma coisa tão simples... resolvi respirar fundo e continuar a fuçar no software.

A parte de configuração é praticamente nula, se resumindo aos parâmetros do driver ASIO. Nada demais. Na parte de “ferramentas” encontramos um gravador/player, um analisador de freqüências e um afinador que não consegui fazer funcionar direito... ruim.

Como sempre gosto de fazer, procuro um preset “clean” para acertar o áudio e ver como o software soa em “natural”. Com o Guitar FX não fiz diferente. O som inicial me agradou muito...

Quando comecei a testar os outros presets é que a coisa começou a ficar estranha...

Por se tratar de um software que pega pesado na modulação, comecei a ter os “trincados” no som por causa do driver ASIO... em 256 samplers já estava com problemas dependendo da nota... Um computador mais robusto é necessário para isso... Então aumentei os samplers para ouvir o som mas o atraso tornou impraticável aquele “toca-e-ouve”.

Som: um programa realmente diferente dos outros, por isso já resolvi coloca-lo logo na segunda matéria, assim vocês não “se acostumam” com um estilo só e conhecem algo que pode ser diferente ao ouvido. Os presets são legais (ouçam o synth organ) e possibilita explorar a guitarra de outras maneiras. Vejam como o timbre diferente reflete no seu jeito de tocar o no que você procura expressar pela guitarra. Destaque para o MB Dist em que você escolhe em qual região (grave para aguda) a distorção vai ficar. Usem também o Synth!

Ponto Negativo: as distorções são ruidosas e nem parecem que foram feitas para guitarra. Se alguém conseguir um bom timbre distorcido, me avise. O afinador é um desastre e a interface visual é pobre, toda com knobs giratórios independentes da função fazendo com que uma seleção de forma de onda no Synth seja questão de sorte.

Ponto Positivo: ouvir sua guitarra soar como um órgão daqueles de igreja ou perder o som no meio daquele flanger+wah+dist+synth+equalizer faz com que você pense coisas diferentes sobre o instrumento na sua mão. A modulação é de boa qualidade, mesmo levando um tempo para regular, você consegue mesmo algo que soa bem e diferente da guitarra tradicional. Isso me fez tocar de uma outra maneira e experimentar sons, riffs e ritmos que até então eu mal fazia idéia de como lidar com eles... Façam o mesmo!

Geral: programinha pesado... divertido por algum tempo mas pouco usual, perdendo nos timbres “guitarrísticos” e ganhando na modulação. Recomendo por meia-hora.

Bruno Copedê Thomaz é engenheiro elétrico, técnico em eletrônica e acha que toca guitarra há 16 anos.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                      

Aprenda com as nossas video aulas de forma didática e sem mágica!!!

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física