MELODIA (CONCEITOS BÁSICOS)
Motivo
A menor unidade reconhecível de uma determinada obra musical. É incompleto em si mesmo, sendo utilizado como ponto de partida para construção de unidades mais extensas. O motivo é representado por um pequeno desenho rítmico e abrange geralmente um compasso.
Por exemplo: o primeiro e principal motivo da famosa 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven consiste de 4 notas.
Incisivo ou Semifrase
Dois ou mais motivos formam um incisivo ou semifrase. Por exemplo: 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven
Frase
A frase resulta da conexão de duas ou mais semi-frases. Na maioria das vezes uma frase consiste de 4 ou 8 compassos. A frase pode ser:
- Conclusiva - quando termina com uma cadência conclusiva. Tem um aspecto de um fim, embora não necessariamente na tônica.
- Suspensiva - quando termina com uma cadência suspensiva. Tem um aspecto aberto, semelhante ao efeito de uma vírgula na língua
As cadências conclusivas são aquelas que terminam no acorde de tônica; as cadências suspensivas terminam em outros acordes.
Por exemplo: 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven
ESCALAS - FERRAMENTA BÁSICA DA CRIAÇÃO DA MELODIA
Através da escalas criamos as melodias de nossas canções, devemos entender que através das escalas teremos a mensagem sonora de nossa canção.
ESCALA MAIOR
Para selecionarmos quais as notas serão utilizadas em uma escala maior, usamod a seguinte fórmula:
T T ½ T T T ½
Com essa fórmula nós teremos uma escala maior. Vejamos: C T D T E ½ F T G T A T B ½ C
Veja que a primeira coisa é ter a nota principal ou tônica, que no caso é dó e depois aplicar a fórmula. Portanto a escala de dó será:
C D E F G A B C
ESCALA MENOR
Para montar uma escala menor precisamos do sexto elemento da fórmula da escala maior em diante, ou seja, ela começa na sexta nota da escala maior, portanto a fórmula fica
T ½ T T ½ T T
Com essa fórmula nós teremos uma escala menor. Eu vou montar a escala de C e Am e perceba que elas tem as mesmas notas, mas elas não são iguais pois terão resultados sonoros diferentes, por isso chamamos essas escalas de relativas. Vejamos:
Veja que a primeira coisa é ter a nota principal ou tônica, que no caso é lá e depois aplicar a fórmula. Portanto a escala de lá menor será:
Lá T Si 1/2t Dó T Ré T Mi 1/2t Fá T Sol T Lá
CONSTRUINDO MELODIAS
REPETIÇÃO
A primeira técnica que vamos usar é a técnica de repetição.
Que nada mais é do que pegar uma frase e repetir essa frase logo em seguida formando um período.
Vamos pegar como exemplo a melodia que criamos em modo dório, em 4/4:
REPETIÇÃO ADITIVA
A segunda técnica é a repetição aditiva.
Essa técnica está baseada na adição de uma melodia ligando a primeira melodia a sua repetição.
DESLOCAMENTO RÍTMICO
Deslocamento rítmico é a ferramenta favorita dos músicos de jazz. Eles passam em torno de um tema, com o ritmo de cada solo diferindo apenas o suficiente para fazer soar como se eles não estivessem tocando a mesma melodia, mesmo sendo.