Estudo do uso da Escala maior/menor
Para usarmos a escala maior/menor de forma correta devemos primeiramente saber qual o campo harmônico que os acordes tocados pertencem. Ou seja, antes de tudo devemos fazer uma análise harmônica.
Abaixo o primeiro desenho da escala de C ou Am.
1) C | F
No exemplo 1, temos dois acordes que pertencem ao campo harmônico de C, portanto, podemos usar a escala de C maior sem problema algum.
Campo Harmônico de C
C Dm Em F G7 Am Bm7(b5)
2) Am | G |
No exemplo 2, temos 2 acordes que pertencem ao campo harmônico de Am, portanto, escala de Am. Lembrando que Am é a relativa de C.
Campo Harmônico de Am
Am Bm7(b5) C Dm Em F G7
3) C | Gm | C7 | F | G7
No exemplo 3, temos 3 acordes que pertencem ao campo harmônico de C, no caso os acordes de C, F, e G7, durante esses acordes uso a escala de C. Mas temos também 2 acordes que pertencem ao campo harmônico de F, no caso Gm e C7, durante esses acordes toco a escala de F.
Campo Harmônico de C
C Dm Em F G7 Am Bm7(b5)
Campo Harmônico de F
F Gm Am Bb C7 Dm Em7(b5)
4) Cm | Fm |
No exemplo 4, temos 2 acordes que pertencem ao campo harmônico de Cm, portanto, escala de Cm. Lembrando que Cm é a relativa de Eb.
Campo Harmônico de Cm
Cm Dm7(b5) Eb Fm Gm Ab Bb7